Sunday, July 31, 2011

O amor infínito...


O homem e a mulher enamoram-se porque encontram um no outro partes consideráveis de Infinito. E ficam com uma sede cada vez maior do Semfim.

Sentimonos limitados pelo tempo. Vamos precisar estar no "não-tempo" para que o nosso amor encontre o caminho da saciedade, ou da não-saciedade infinita.

Sentimo-nos limitados pelo espaço, pelas separações, pelos setores desconhecidos... vamos precisar de uma multidão de homens e de mulheres – no "não-lugar" – para termos uma idéia de como Deus nos ama, de como somos amados por Ele e podemos amá-lo.

Castidade é o amor que nunca se prende ao tempo nem ao espaço. Castidade é o amor que se abre em profundidade para as pessoas sem as possuir, sem querer apropriarse delas, porque a apropriação mata o amor. Castidade é conseguir beber tudo que for possível do Infinito em cada gota de amor que qualquer pessoa for capaz de nos apresentar. E toda pessoa pode apresentar um oceano, se soubermos encontrar a chave de seu coração. E todos os corações se abrem quando nós temos um coração que sabe ouvir.

Muitos santos e santas, como Francisco e Clara, já viveram uma boa amostra do Cântico (uma coisa que todas as pessoas podem provar) e uma multidão já o tem em plenitude (isso é "vida em plenitude") no não-lugar e no não-tempo, que são o céu, vivido mesmo antes da morte, porque é o encontro com Deus.

Por isso, longe de ser medo de amar, como muita gente parece pensar, a castidade é a entrega sem limites à liberdade de amar. De amar todos, de amar tudo, porque é a liberdade de amar Deus em tudo e em todas as pessoas.

Ela existe quando recebemos esse dom de enxergar por trás de tudo o amor infinito de Deus que nos busca como se fôssemos sua única criatura

Trecho do Livro " "Cântico dos cânticos" quer dizer o cântico por excelência. No sec. I depois de Cristo, quando os judeus discutiram se esse livro devia mesmo constar na Bíblia, pois havia quem o lesse como obsceno e indecoroso, um rabino chamado Akiba disse que "o dia em que foi composto o Cântico dos Cânticos valia mais do que qualquer coisa deste mundo".

No comments: