Monday, January 12, 2009

Conselho de Mestre


"Alguns Rinpoches, conhecidos como sendo grandes mestres, seriam, por definição o pior dos companheiros, do ponto de vista do ego. Se alguém abordar um desses grandes mestres com a intenção de ser obsequiado e desejando uma relação de partilha, satisfação mútua, etc., então, não só do ponto de vista do ego mas até de um ponto de vista mundano, essas pessoas seriam uma má escolha. Provavelmente, não lhe trariam flores nem o convidariam para jantares à luz das velas.

Se alguém for estudar sob a direcção de um mestre com a intenção de atingir a iluminação, é de supor que esse estudante está pronto a desistir do seu ego. Não vamos para a Índia estudar com um venerável mestre tibetano à espera de que ele se comporte de acordo com os nossos próprios padrões. Não é justo pedir a alguém que nos liberte da ilusão e depois criticar essa pessoa por atacar o nosso ego. Não escrevo isto por ter medo de que, se não defendermos os lamas tibetanos ou os mestres budistas, eles percam popularidade. Apesar dos muitos esforços para convencer o mundo das armadilhas do dharma e dos defeitos dos mestres, continuará a haver muitos masoquistas que têm o azar de gostar do dharma e um professor louco e tirânico que tratará de maltratar cada pedacinho de ego. Esses coitados acabarão por ficar despojados do ego e da ilusão".

Dzongsar Khyentse Rinpoche
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"Certain Rinpoches, those known as great teachers, would by definition be the ultimate bad partner, from ego's point of view. If one approaches such great masters with the intention of being gratified and wishing for a relationship of sharing, mutual enjoyment, etc., then not only from ego's point of view, but even from a mundane point of view, such people would be a bad choicer. They probably will not bring you flowers or invite you out for candlelit dinners.
If someone goes to study under a master with the intention to achieve enlightenment, one must presume that such a student is ready to give up his or her ego. You don't go to India and study with a venerable Tibetan master expecting him to behave according do your own standards. It is unfair to ask someone to free you from delusion, and then criticize him or her for going against your ego. I am not writing this out of fear that if one doesn't defend Tibetan lamas or Buddhist teachers, they will lose popularity. Despite a lot of effort to convince the world about the pitfalls of the dharma and the defects of the teachers, there will still be a lot of masochists who have the misfortune to appreciate the dharma and a crazy, abusing teacher who will make sure tom mistreat every inch of ego. These poor souls will eventually end up bereft of both ego and confusion."

Dzongsar Khyentse Rinpoche

Fonte:http://anaaquino-karuna.blogspot.com/

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