Sunday, May 16, 2010

Conto de Tolstoi


"Conheceis este conto de Tolstoi?

Ao passear pelas suas terras, um rei apanhou um dia uma semente do tamanho de uma avelã. Surpreendido, apelou para os conhecimentos de todos os homens de ciência da sua corte, mas nenhum conseguiu dizer-lhe o nome nem a proveniência da semente.
Entretanto, foi informado de que vivia no seu reino um homem de idade que talvez pudesse esclarecê-lo, e ele mandou que o trouxessem à sua presença.
O homem, quase cego, chegou apoiado emduas bengalas. Depois de ter examinado demoradamente a semente,teve de manifestar a sua ignorância. «Mas eu vou chamar o meu pai– disse o homem –, ele talvez se lembre de ter visto alguma semelhante.»
O pai chegou, apoiado só numa bengala. Ele também não conseguiu identificar a semente, mas propôs, por sua vez,mandar vir o seu pai…
Este depressa veio; tinha um ar jovem, robusto e alegre. Pegou na semente e soltou uma exclamação.
«É um grão do trigo que haviana minha infância! Naquele tempo, os grãos de trigo eram muitograndes, mas, à medida que os humanos se tornaram desonestos e maus, o seu tamanho não parou de diminuir. E, se vós me vedes mais jovem do que o meu filho e o meu neto, é porque eu continuo a viver segundo as regras da honestidade e da bondade que reinavam na minha infância.»"

Omraam Mikhaël Aïvanhov

2 comments:

Quim said...

Olá, Sensei Milú!

Este é,de facto,um lindo conto que nos relembra a todos a importância da honestidade e da bondade nas nossas vidas. É a melhor das maneiras de nos tornarmos imortais, vivendo eternamente nos corações de todos aqueles que connosco conviveram.

Para Ler e Alicar. Lindo.

Já agora, vem conhecer o nosso Blog (ainda está no início, mas já lá tem alguma coisa...).Tomámos a liberdade de colocar links para os teus Blogs, que achamos fantásticos. E já agora, podes colocar aqui um link para o nosso Blog, pleeeeeaaaaaaaase?

http://miralua.blogspot.com/

Beijos meus e da Andréa

Luz em ti

Quim

Luz Cardoso said...

Olá meus queridos,
que bom ter notícias vossas.
Abraço de Luz

Namastê!

PS: Já coloquei o link do vosso Blog