Saturday, September 11, 2010

"7 Maravilhas Naturais de Portugal"


Os resultados foram anunciados ontem à noite, numa gala que teve lugar nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, nos Açores.

Quase 660 mil portugueses escolheram as "7 Maravilhas Naturais de Portugal" de uma lista de 21 candidatos, numa votação que decorreu por telefone e pela Internet.

Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos, Grutas e Cavernas e Zonas Protegidas eram as sete categorias em concurso.

A Renascença foi a rádio oficial das "7 Maravilhas Naturais de Portugal" e elaborou um conjunto de trabalhos sobre os vencedores que pode recordar aqui.

Lista de vencedores

Lagoa das Sete Cidades, Açores
- Lagoa das Sete Cidades (Zonas Aquáticas Não Marinhas): É o maior lago de água doce do Arquipélago dos Açores. Fica na parte oeste da Ilha de São Miguel, no complexo vulcânico das Sete Cidades, onde ocupa uma área de mais de 4kms quadrados


Portinho da Arrábida

- Portinho da Arrábida (Praias e Falésias): É uma das jóias do litoral da Arrábida, uma baía magnífica em todas as estações do ano. A 14 kms de Setúbal, o Portinho da Arrábida é uma praia em forma de concha no Parque Natural que leva o nome da Serra que ganha relevo nas costas destas areias. A praia, de areia fina e águas cristalinas, está abrigada dos ventos de Norte. A 100 metros da praia está a Pedra da Anicha, uma formação rochosa agora protegida, mas desde sempre muito procurada pelos amantes da caça submarina.

Floresta Laurissilva

- Floresta Laurissilva da Madeira (Florestas e Matas): Classificada como Património Natural da Unesco desde 1999, é a maior concentração deste tipo de floresta em todo o mundo e o seu nome explica muita coisa: “silva” é o termo em latim para bosque ou floresta e “laurus” significa louro ou loureiro. A família das Lauráceas dá-se bem com este clima sub-tropical e é composta pelo Louro, Til, Barbusano e Vinhático. É composta de espécies raras e específicas desta área, incluindo fauna e flora ameaçadas à escala europeia.

Ilha do Pico

- Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Grandes Relevos): A Montanha do Pico ergue-se a 2351 metros de altitude e éo ponto mais alto de Portugal. O topo da montanha é composto por uma cratera com 700 metros de perímetro e 30 de profundidade, com um chamado “cone lávico” de 70 metros que leva o nome de Piquinho. É possível chegar de carro até aos 1200 metros e fazer a subida final em escalada. A partir dos 1500 metros, a vegetação torna-se rasteira e no Inverno pode acumular-se neve.

Grutas de Mira Daire

- Grutas de Mira Daire (Grutas e Cavernas): A entrada já não se faz a cordas grossas, como as dos homens que em 1947 a descobriram. As Grutas de Mira D’Aire são as mais visitadas do país e já se estendem por 11 kms no calcário do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.


Ria Formosa, Algarve

- Ria Formosa (Zonas Marinhas): É um dos grandes tesouros naturais do Algarve. Num contexto de forte pressão urbanística e intensa ocupação turística, a Ria Formosa emerge como o território ecológico mais sensível da região. Da praia do Ancão à Manta Rota, estende-se por 60 kms ao longo da costa do Sotavento algarvio onde se encontram duas penínsulas (Faro e Cacela) e cinco ilhas-barreira (Barreta, Farol, Armona, Tavira e Cabanas).

Parque Nacional Peneda-Gerês

- Parque Nacional Peneda-Gerês (Zonas Protegidas): Nasceu em 1971 como Parque Nacional. É a única área protegida portuguesa com essa denominação. Abrange as Serras da Peneda, Gerês, Amarela e Soajo e os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço. Apresenta inúmeras zonas de carvalhal e vegetação única, como a que pode ser observada nos bosques da Mata da Albergaria (Reserva Biogenética do Conselho da Europa).

2 comments:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez said...

QUE LINDO!
Esse post só aumenta minha vontade de conhecer Portugal.
Que maravilha tudo isso!
fica até difícil dizer que lugar é mais bonito.
bjs

Luz Cardoso said...

Obrigada Alexandre pelo seu comentário.
Sem dúvida que Portugal tem locais bem lindos! Muitas vezes quase desconhecidos pela maioria das pessoas.
Se algum dia vier até a este País à "beira-mar plantado" irá sem duvida adorar! Nós somos um povo simpático e acolhedor, Portugal tem paisagens lindas, uma gastronomia maravilhosa e variada..., bem motivos de interesse não faltam.
Bjs