Wednesday, September 22, 2010

No Brasil o “Dia da Árvore” é comemorado a 21 de Setembro


No Brasil o “Dia da Árvore” é comemorado a 21 de Setembro e é um dia muito importante. Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o “Dia da Árvore” festeja-se no dia 21 de Março.

No Brasil inicia-se a Primavera em 22 de Setembro, uma estação onde as flores nascem e onde a natureza recupera a vida. A data simboliza o recomeço de um novo ciclo para o meio ambiente, e a altura ideal para reforçarmos os nossos apelos pela preservação do planeta e da natureza em geral.

A data no Brasil é ‘móvel’ em alguns estados, devendo-se portanto observar este item com atenção no calendário de datas comemorativas.

Devemos aproveitar esta o Dia da Árvore para ensinar aos nossos filhos o amor pela natureza, pelas plantas, pelo verde e porque não também pelos animais. Com a aproximação desta data podemos abordar este tema de uma forma natural, executar actividades como: desenhos para colorir, artes manuais que incluam o tema ‘árvore’, e a melhor de todas as actividades….Plantar uma árvore!

Plantar uma árvore irá marcar positivamente a vida do seu filho para sempre. Quando ele estiver adulto vai se lembrar de que um dia você e ele plantaram juntos uma árvore, se você tiver quintal em casa que comporte uma árvore melhor ainda. Vocês vão poder cuidar do crescimento da árvore juntos e aprender muito com isso.

Imagine quando ele estiver mais crescido e olhar uma bela e frondosa árvore no jardim de sua casa e lembrar-se: ‘Eu e minha mãe plantamos juntos esta árvore!’. Será uma recordação gratificante, e sem dúvida ele terá aprendido a amar a natureza e a preserva-la.

Pense nisso!

Para celebrar esta data, nada melhor do que estar em contacto com a natureza e adoptar atitudes para colaborar com um ambiente mais saudável. Para a naturóloga Kátia Leite, a relação com o verde pode ajudar a melhorar a saúde, recuperar a energia do corpo e trazer harmonia para a vida.

No entanto, para aproveitar todos os benefí­cios que a natureza tem para oferecer, é preciso cuidar do meio ambiente. "Ninguém precisa ir à uma reserva ecológica para descobrir o amor pela natureza, pelo planeta ou por outras formas de vida. Basta abrir os olhos para todas as opções que estão pertinho de nós. Afinal, é nossa responsabilidade cuidar e aproveitar os recursos ao nosso redor", lembra a especialista.

Pensando nisso, reunimos 10 dicas simples para você aplicar no seu dia-a-dia. Confira:

  1. Andar descalço na grama ou na areia da praia faz bem. De acordo com a reflexologia podal, os órgãos do corpo humano estão refletidos nas solas dos pés. Da mesma forma que uma massagem nessa região provoca um profundo relaxamento, andar descalço atinge o mesmo objetivo", explica a naturóloga. Mas antes de tirar os sapatos, é preciso tomar cuidado ao escolher os parques e as praias nos quais você pretende caminhar. Alguns lugares podem estar contaminados com urina de animais ou conter bichos como carrapatos e pulgas, por exemplo. Caso você não se sinta seguro para andar nesses espaços, uma boa opção é usar um chinelo bem macio ou até mesmo estender um tecido sobre o chão e caminhar sobre ele.


  2. Abraçar uma árvore pode trazer sensação de paz e tranquilidade. De acordo com Kátia Leite, as plantas possuem um campo energético semelhante ao dos animais. "A energia da árvore se mantém intacta mesmo quando cortamos um pedaço dela. Estar em contato com essa poderosa vibração é uma ótima forma de sentir-se bem, além de ter a natureza bem pertinho de você", ensina a especialista.


  3. Não imprima a segunda via dos recibos do cartão. Esse simples ato consegue diminuir significativamente a quantidade de papel jogado fora. No escritório, opte pelo uso de papel reciclado e imprima somente o necessário. Pesquisas apontam que ao conseguir reutilizar 100 kg de papel, sete árvores são salvas.


  4. Combinar um piquenique num parque de sua cidade é uma boa ideia de programa para fazer com a família ou amigos. A maior parte dos parques tem área para esse tipo de refeição e dá para passar horas deliciosas brincando e observando a natureza. "Comer e passear ao ar livre ajuda a respirar melhor e dá ao corpo informações que perdemos se estamos o tempo todo em casa, no trabalho, na escola ou no shopping", lembra a especialista. Temperatura, humidade, luminosidade, cor e odores são percepções que tendem a se perder quando não estimuladas.


  5. Com a chegada da primavera, conte ou observe as árvores que estão florescendo. "Ao prestar atenção nas flores, acabamos nos dando conta da beleza dessa estação, além de aprender mais sobre a natureza", informa a naturóloga. Além disso, é uma ótima maneira de manter as crianças entretidas e em contato com o verde.

  6. Economize água. Atitudes simples podem combater o desperdício desse recurso natural tão importante, como fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. Vale lembrar que a ducha economiza cerca de 7 mil litros a mais do que o banho de banheira. Ao escovar os dentes ou limpar os alimentos, manter a torneira fechada também pode ajudar na economia.


  7. Separe sementes da fruta que mais gosta e coloque em um vasinho com terra. "Já fiz a experiência com sementes de melão, melancia, mexerica, carambola, tomate, caqui e todas brotaram!", comemora Kátia. Depois disso, transfira a planta para algum lugar onde ela poderá crescer sadia. Pode ser no quintal de casa ou na área verde do prédio, na calçada ou na residência de algum conhecido.


  8. Árvore e passarinho combinam perfeitamente. Descubra uma área com árvores perto de sua casa ou trabalho, ou no caminho por onde passa diariamente, e tire um tempinho para observar. Mesmo em cidades grandes e agitadas você poderá ver uma quantidade grande de pássaros. "É maravilhoso ouvir o canto dos bem-te-vis ou assistir a um beija-flor se alimentar nas flores", lembra a naturóloga.


  9. Evite usar copos descartáveis e garrafinhas d´água. Um copinho descartável leva cerca de 50 anos para se decompor, enquanto uma garrafa de plástico pode demorar mais de 100 anos. A solução pode ser optar pelo uso de canecas ou copos de vidro, já que não são materiais descartáveis. Os resíduos plásticos contribuem significamente com a poluição dos oceanos.


  10. Reaproveite o lixo. Para diminuir a quantidade do que é jogado fora em casa, coloque a imaginação para funcionar. Garrafas pet podem dar vida a brinquedos para crianças, enquanto as latas de alumínio podem virar vasos de flores para decorar seu lar. As cascas de frutas também são ricas em nutrientes e funcionam como adubo para as plantas.

No comments: