Tuesday, February 12, 2013

Os 15 dias de celebração do Ano Novo Chinê


As celebrações do ano novo chinês são um tempo de gratidão e união familiar. A véspera de Ano Novo serve para os chineses se despedirem do ano velho, agradecendo aos seus ancestrais e os deuses pela sua bênção e proteção.
Nos 15 dias de celebrações do Ano Novo, cada dia tem uma importância especial. Conheça os principais rituais de cada dia do Ano Novo chinês:
  • Dia 1: As pessoas começaram o dia com orações e boas-vindas aos deuses do céu e da terra.
  • Dia 2: São feitas orações oferecidas aos seus antepassados e deuses. Este dia é considerado como sendo o aniversário de todos os cães, por isso os cães são alimentados.
  • Dia 3 e 4: Estes dias são muito importantes para as relações familiares. Cada filho presta respeito ao seus pais. No quarto dia , os deuses voltam ao mundo dos vivos
  • Dia 5: Este dia é chamado Po Woo. As pessoas ficam em casa para adorar o Deus da riqueza. Ninguém visita outras casas, pois traria azar.
  • Dia 6: Neste dia, as pessoas visitam os entes próximos e queridos e visitam os templos para rezar.
  • Dia 7: Este é o dia dos agricultores chineses. Prepara-se uma bebida a partir de sete tipos diferentes de vegetais. Neste dia, come-se macarrão, símbolo de vida longa e peixes que representam o sucesso.
  • Dia 8: É outro dia para ser comemorado com a família e amigos e rezar a Tian Gong, o Deus do céu.
  • Dia 9: Orações são oferecidos ao Imperador de Jade.
  • Dias 10 a 13: De 10 a 12, as pessoas celebram os dias com um jantar com os entes queridos e no 13 º dia faz-se um jantar muito leve para limpar o corpo.
  • Dia 14: As pessoas começam a preparar-se para a celebração do Festival das Lanternas a ser realizada no dia seguinte.
  • Dia 15: Esta é a primeira noite em que se pode ver a lua cheia, as pessoas saem à rua com lanternas coloridas, comem bolos de arroz e aproveitar o dia com suas famílias.
Tradições de Ano Novo Chinês e Decorações
Para se preparar para o Ano Novo chinês, as pessoas limpam as suas casas, pagam todo o dinheiro que devem, cortam o cabelo e compram roupas novas. Outra tradição prende-se com a iluminação das casas e a sua decoração com símbolos de paz e sorte. A cor vermelha é usada em todas as suas decorações.

Fogos de artifício e festas familiares no ano novo chinês
Os fogos de artifício baseiam-se num costume em que há muito tempo atrás as pessoas acendiam talos de bambu, acreditando que as chamas crepitantes assustavam os maus espíritos.
Na China, o Ano Novo é um momento de reunião familiar. Os membros da família reúnem-se nas casas uns dos outros, para visitas e refeições compartilhadas.

O Festival das Lanternas
O festival lanterna é realizado no décimo quinto dia do primeiro mês lunar, o último dia dos festejos do ano novo chinês. Algumas das lanternas são autenticas obras de arte, pintadas com aves, animais, flores, signos zodiacais e cenas de lendas e histórias. As lanternas são penduradas nos templos, e à noite faz-se um desfile com lanternas, sob a luz da lua cheia.

Em muitos locais, no festival da lanterna faz-se a dança do dragão. O dragão pode ter uma centena de metros de comprimento, é geralmente feito de seda, papel e bambu. Tradicionalmente, o dragão é composto por homens jovens que dançam à medida que passeiam o dragão pelas ruas.
Embora as festividades do Ano Novo chinês, já sejam tradicionalmente realizadas durante milênios, ainda conservam uma enorme importância, hoje em dia, para os chineses. “kung hei fat choi!”, Feliz Ano Novo! em cantonês, ou “gong xi fa cai!” Feliz Ano Novo! em mandarim.

fonte: http://www.apassagemdeano.com/ano-novo-chines/

No comments: