Thursday, December 3, 2009

Meditação do Som Primordial

por Isabel Oliveira
Cabo da Roca - Sintra

A Meditação do Som Primordial (M.S.P.) é uma técnica simples, que não requer esforço nem concentração e que utiliza sons primordiais personalizados para aceder a estados mais aquietados da mente.
O desenvolvimento da humanidade trouxe aquisições inexoravelmente importantes, mas também trouxe com ele um grave problema. E esse problema intitula-se estado caótico da mente. Pensamos por um lado, agimos por outro. Decidimos fazer algo e no entanto não obtemos em nós próprios o apoio para o fazer. De alguma forma, é como se não fossemos os senhores da nossa própria vontade.
Nos dias de hoje é já frequente ouvirmos falar da importância do pensamento positivo, do viver no agora/aceder ao poder do agora… mas como fazer para aceder ao “poder do agora” e permanecer em posse dele, se a nossa mente está quase permanentemente ocupada a pensar em algo não digerido do passado, ou, alternativamente, a preocupar-se com medo do futuro, futuro esse que muito provavelmente jamais existirá senão nos nossos sonhos?

Conclusão: a única saída seria viver o momento presente, pois é o único que, por acontecer precisamente no presente e por isso nos ser tangível, tem, na verdade, o potencial para criar um novo futuro. Como alternativa, temos a opção de continuar agarrados a um passado (que já passou e que portanto não podemos mudar) ou de iludirmo-nos à espera de um futuro diferente (que não chegará se não actuarmos no presente) e, no fundo, ludibriados nesta confusão, acabamos por estar a criar um mesmo e já conhecido presente que desemboca numa continuidade do estado de coisas.


Sábado, 5 de Dezembro-- 16.00h/18.00h
Sessões I e II
Domingo, 6 de Dezembro -- 16.00h/19.30h
Sessões III e IV
Sábado, 9 de Janeiro -- 16.00h/18.00h
Sessões I e II
Domingo, 10 de Janeiro -- 16.00h/19.30h
Sessões III e IV


Sessão 1
Nesta reunião de grupo, ficará a saber os conceitos básicos da meditação, em particular da Meditação do Som Primordial.Haverá tempo suficiente para esclarecer qualquer dúvida.

Sessão 2 – Instrução Pessoal
Receberá o seu mantra pessoal. instrutor fará um pequeno ritual cantando em sânscrito como preparação para receber o mantra. Uma vez conhecido o mantra, o instrutor meditará consigo durante alguns minutos. Depois meditará sozinho afim de experienciar uma meditação completa antes de ir embora.

Sessão 3 – Aperfeiçoamento da Prática
Volta a reunir-se ao grupo e aprenderá aspectos práticos da meditação, como se sentar, quando meditar, o tipo de experiências que pode esperar e significado.

Sessão 4 – Uma visão dos Sete Estados Elevados de Consciência
Nesta sessão final do curso inclui-se um vídeo especial de Deepak Chopra onde ele fala dos Sete Diferentes Níveis de Consciência disponíveis aos seres humanos. Haverá uma meditação em grupo.

No comments: