Tuesday, January 26, 2010

Passeio ao Rio Alfusqueiro

Ainda existem pequenos paraísos na nossa terra que nem damos conta, exemplo disso mesmo é o Rio Alfusqueiro que descobri no último fim-de-semana...
Existe um pequeno Restaurante de nome "O campestre do Alfusqueiro", com uma comida bem saborosa..
Deixo aqui algumas imagens tiradas a 23 de Janeiro de 2010





O rio Alfusqueiro é um rio português, afluente do Rio Águeda que nasce na serra do Caramulo no concelho de Vouzela perto de Carvalhal de Vermilhas; passa por Cambra, Campia, Destriz e Préstimo indo desaguar no rio Águeda depois de atravessar os municípios de Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda.
---....---
O rio Alfusqueiro é um curso de pequena - média dimensão, que corre num vale encaixado onde predominam no troço superior manchas de pinheiro e matos, e para jusante grande manchas de eucalipto, intercalando pequenas matas com medronheiro, amieiro negro, carvalho e matos. As margens e a vegetação ripícola ainda se encontram bem conservadas, com uma elevada cobertura arbórea diversificada com amieiros, freixos e salgueiros.
O substracto do rio Alfusqueiro é granítico no seu troço superior e xistoso no troço inferior. Na zona superior predominam os troços de pequena profundidade, rápidos e elevados percentagens de pedras emersas, fundões e pequenas quedas de água naturais, constituindo as mini - hídricas de Campia e vale de Égua, zonas de perturbação desta naturalidade.
Nas zonas inferiores surgem troços largos, com seixos e calhaus no leito, em geral de pequena profundidade, localmente em zonas mais profundas, associadas à presença de açudes para rega, algumas das quais utilizadas como áreas de lazer. A água do rio Alfusqueiro aparente boa qualidade.
Em relação à fauna piscícola existe uma grande variedade de espécies das quais destacamos a truta (Salmo trutta), o barbo (Barbus bocagei), a boga (Chondrostoma polylepis), o escalo (leuciscus carolitertii), o bordalo (Rutilus sp), a enguia (Anguilla anguilla), sendo igualmente referenciada a perca - sol (Lepocris gibbosus) para as albufeiras. Ocorrência da lontra (Lutra lutra) e rato - de - água (Arvicola sapidus).

No comments: