Sunday, March 21, 2010

21 de Março - Dia Mundial da Árvore


O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se a 21 de Março.

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.

Desde muito cedo na história do Homem que a floresta apresenta uma grande ligação com o nosso imaginário, como morada das fadas e dos elfos, de bestas imaginárias e animais selvagens reais, local de armadilhas e pilhagens por parte de ladrões e salteadores, em súmula, como um local de grande mistério e de rara beleza.

Para muitos povos, culturas e religiões, a árvore foi no passado um símbolo místico, que representava a capacidade de renascer. Por exemplo, no centro dos jardins celestes descritos pelo Corão ergue-se a árvore celeste (a Tuba); os índios da América executavam os seus rituais mais carismáticos em torno de uma árvore; foi sob um baniane, o Bo sagrado, a árvore da vida, que Buda atingiu a iluminação por estar em contacto com o eixo do mundo e entre os Egípcios, o deus da vegetação, Osíris, ressuscitaria primeiro no seio de um abeto antes de recuperar o seu corpo carnal.

Provavelmente, as primeiras comemorações que se aproximam do actual Dia mundial da Árvore começaram com os Romanos, uma vez que estes tinham o hábito de enfeitar com fitas de lã e grinaldas de violetas um pinheiro abatido, a fim de celebrar o mito do pastor Átis e da deusa asiática da fertilidade, Cibele.

Hoje em dia, as comemorações do Dia da Árvore revestem-se muito mais de carácter ambiental, do medo de perdermos as nossas florestas e de tudo o que de bom advém das mesmas, como podemos constatar das iniciativas realizadas em Portugal ao longo dos anos, no âmbito do Dia mundial da Árvore.

No comments: