Sunday, March 21, 2010

21 de Março - Dia Mundial da Poesia


Data proclamada pela UNESCO em 1999
Escritores assinalam Dia Mundial da Poesia
Assinala-se hoje o Dia Mundial da Poesia, uma data proclamada pela UNESCO em 1999 com o objectivo de defender a diversidade linguística.Para comemorar a efeméride, as ministras da Cultura, Gabriela Canavilhas, e da Educação, Isabel Alçada, participam hoje na maratona de leitura organizada pelo Centro Cultural de Belém (CCB).
Na iniciativa (de entrada livre), que começa às 14:30 na sala Fernando Pessoa (passado posteriormente por outras salas), participam, entre outros nomes, os poetas António Mega Ferreira, Fernando Pinto do Amaral, Inês Pedrosa, Teresa Rita Lopes, José Gil, Cláudia Jardim, José Jorge Letria, Álvaro Magalhães, Amadeu Baptista, Pedro Mexia, Maria do Rosário Pedreira, António Poppe, Pedro Tamen, Filipa Leal, Armando Silva Carvalho, Nuno Júdice, Sérgio Godinho e ainda o madeirense José Tolentino Mendonça.
No Palácio de Belém, o Dia Mundial da Poesia será celebrado com uma tertúlia chamada Café - Poesia - uma iniciativa de Maria Cavaco Silva que contará com a participação de vários poetas, actores e cantores.
Já na Região, decorrerá, a partir das 17 horas, na Fnac (no MadeiraShopping) a II Maratona de Poesia. Este evento contará com as participações de Marco Reynolds, António Paiva, Policarpo Nóbrega, António Cruz, Teresa Valério e Gisela Dias da Silva, escritores e poetas que vão declamar poemas de diversos autores portugueses.
Também hoje, e integrado neste dia comemorativo, as 54 livrarias Bertrand, espalhadas por todo o país e ilhas, vão oferecer um livro de poesia a quem comprar outro.

Lucia Mendonça da Silva
(Jornal da Madeira)

No comments: