Friday, March 19, 2010

Limpar Portugal. Dia “L” 20 de Março de 2010

Organização de voluntários
Os responsáveis de freguesia de lixeira/ grupo de lixeiras devem reunir nos pontos de encontro/logística pelo menos 15min. antes da hora de inicio das actividades na zona (referência 8:45).
Após a criação das equipas de trabalho para cada lixeira ou zona, deverão ser distribuídos os meios que o grupo tiver ao dispor (sacos, luvas, meios de transporte, ferramentas, etc)
Devem ser afixadas e transmitidas todas as regras de segurança e de separação de resíduos aos responsáveis de lixeiras/s que deverão transmiti-las ao seu grupo de voluntários.

• Como agir perante a Lixeira
Defina um espaço para cada tipo de lixo identificado
Por cada tipo de lixo a recolher fazer grupos (de acordo com o tamanho da lixeira) (grupos de 3 pessoas)
- Pequena é fácil.
- Médias – 1 Grupo para cada tipo de lixo.
- Grandes – 2/3 grupos para cada tipo de Lixo.

O transporte do lixo para o Local de Pré-Deposição/ destino final deve começar logo que a primeira carga esteja completa.
Todos os veiculos, que entreguem resíduos em empresas pivadas ou aterros, deverão estar devidamente identificados por um dístico fornecido pela coordenação nacional, no qual se deverá escrever a matrícula do veículo correspondente.
Estes deverão indicar a freguesia e o concelho de onde provem.

Regras Gerais de Segurança
- todos os voluntários deverão trazer roupa e calçado adequado, e sempre que possível material de protecção pessoal (luvas, mascaras e colete reflector), assim como ferramentas (sacholas, ancinhos, pás...).
Se possivel, traga um colete reflector.
- Todos os voluntários devem usar luvas;
- Os utensílios como ancinhos, sacholas, pás devem ser acondicionadas com cuidado;
- Nunca ande sozinho, mantenha-se junto do seu grupo;
- Se desconfiar que o resíduo é perigoso, ou se vir algo que possa ser perigoso, NÃO MEXA e chame a atenção dos que estão á sua volta e do responsável da lixeira;
- Afaste-se se estiverem maquinas a trabalhar na lixeira;
- Os trabalhos a decorrer em estradas com trânsito, deverão ser sinalizadas com um triangulos de sinalização em ambos os sentidos da via.

No comments: