Friday, April 10, 2009

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama.



'No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
 
- 'Santidade, qual é a melhor religião?' Esperava que ele dissesse: 'É o budismo tibetano' ou 'São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo. ' 
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta e afirmou: 
'A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.' 
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar: 
- 'O que me faz melhor?'Respondeu ele: 
- 'Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável.. . A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...' 
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irefutável. "

Leonardo Boff

1 comment:

Maria said...

Belo texto. Sou fã de ambos: Dalai Lama e Leonardo Boff, ambos são exemplos de história de vida. Dois grandes mestres, sem dúvida, cada um com sua cultura.