Sunday, May 24, 2009

Meditação do Som Primordial

Porto e Lisboa

A Meditação do Som Primordial (M.S.P.) é uma técnica simples, que não requer esforço nem concentração e que utiliza sons primordiais personalizados para aceder a estados mais aquietados da mente.

 

O desenvolvimento da humanidade trouxe aquisições inexoravelmente importantes, mas também trouxe com ele um grave problema. E esse problema intitula-se estado caótico da mente. Pensamos por um lado, agimos por outro. Decidimos fazer algo e no entanto não obtemos em nós próprios o apoio para o fazer. De alguma forma, é como se não fossemos os senhores da nossa própria vontade.

E quando acontece que nos desorientamos, só podemos repor ordem de novo, parando… e vindo ao centro de nós próprios criar uma nova ordem, e recomeçar.

 

Mas como fazê-lo, se a nossa mente é como é como um macaquinho a saltar de galho em galho, ou melhor, de pensamento/desejo em outro pensamento/desejo?

Sempre que decidimos tomar uma atitude contrária ao movimento vigente/hábito, imediatamente notamos uma resistência em nós movendo-se no sentido contrário… Quão difícil é a mudança, então?

 

Nos dias de hoje é já frequente ouvirmos falar da importância do pensamento positivo, do viver no agora/aceder ao poder do agora… mas como fazer para aceder ao “poder do agora” e permanecer em posse dele, se a nossa mente está quase permanentemente ocupada a pensar em algo não digerido do passado, ou, alternativamente, a preocupar-se com medo do futuro, futuro esse que muito provavelmente jamais existirá senão nos nossos sonhos?

 

Conclusão: a única saída seria viver o momento presente, pois é o único que, por acontecer precisamente no presente e por isso nos ser tangível, tem, na verdade, o potencial para criar um novo futuro. Como alternativa, temos a opção de continuar agarrados a um passado (que já passou e que portanto não podemos mudar) ou de iludirmo-nos à espera de um futuro diferente (que não chegará se não actuarmos no presente) e, no fundo, ludibriados nesta confusão, acabamos por estar a criar um mesmo e já conhecido presente que desemboca numa continuidade do estado de coisas.

 

A esta altura, nós já percebemos que deveríamos ter uma nova postura mais positiva. Na verdade, essa é já uma realidade que conhecemos e sentimos … Mas como fazê-lo se não temos o apoio do nosso sócio, da nossa mente?

 

E a forma é … através da meditação… Através da meditação, desse mergulho que, acompanhados pela nossa mente, fazemos até ao interior de nós próprios. E é nesta maravilhosa viagem que a nossa mente é transcendida sofrendo também ela uma libertação ao entrar em contacto com o silêncio que existe no nosso íntimo.

 

O veículo usado para esta viagem é a utilização de mantras personalizados que têm o poder de promover uma acalmia interior. Assim, à medida que se vai dizendo o mantra vai-se relaxando profundamente. Durante esse processo, mantra e pensamentos coexistem. Ora estou a pensar, ora estou a dizer mentalmente o mantra… Mas, à medida que o tempo avança, chega-se ao um momento em que o mantra anula o pensamento e o pensamento anula o mantra, dando lugar ao silêncio. è precisamente nesse momento que emerge o silêncio, que a mente foi transcendida.

 

Aqui damo-nos conta que o silêncio não é estático, mas que o silêncio é dinâmico, ao mesmo tempo que o corpo se encontra totalmente relaxado.

A esta experiência denomina-se Repouso Alerta.

 

A entrada neste estágio é conhecida pelo nome de “Atma Darshan”, em Sânscrito, que significa “conhecimento directo da alma” e corresponde ao 4º estado de consciência.

Esta é a nossa experiência quando deslizamos no espaço que existe entre dois pensamentos, quando penetramos na frincha… É aqui que nos encontramos com o pensador dos pensamentos, o nosso verdadeiro eu.

 

Mas se este é o 4º estado, quais são os outros três?

A experiência da maior parte das pessoas está normalmente confinada a três estados de consciência. São eles: sono profundo, o 1º estado; sonho, que corresponde ao 2º estado, e estado de vigília ou acordado, conhecido como 3º estado de consciência.

 

Este mergulho é como ir ao encontro do nosso ser primordial, retirando as camadas de lixo acumulado nesta e noutras vidas e que encobre o nosso verdadeiro ser. E as coisas que encobrem o nosso verdadeiro ser e que são nesse momento retiradas são programações, hábitos arraigados que nos limitam, medos, memórias traumáticas, ou seja, tudo aquilo que o ser não é, mas parece ser…

 

A prática da meditação leva à felicidade, pois é um exercício de transformação, é o caminho da transparência que afecta a totalidade do ser. A mente, ao se submeter à acção do fogo purificador (transformação interior) descarta-se das impurezas e da irrealidade humana, recuperando o seu brilho cristalino, que é o seu verdadeiro estado.

 

A meditação impulsiona qualitativamente a glândula Pineal, que por sua vez afecta áreas do cérebro entre as quais as que contém os neurónios que se recordam de Deus e que na maior parte das pessoas ainda está inactiva.

 

Ao sairmos desse estado de meditação, diariamente, damo-nos conta da melhoria da nossa vida de vigília através de coisas tais como maior concentração, maior liberdade de pensamento, centragem e ainda a possibilidade de voltar a este estado de quietude da mente a qualquer momento ao longo do dia (assim que sinta que tenha perdido a “paz de espírito”).

 

Ao fazer essa viagem diariamente vou trazendo e repondo no meu estado de vigília essa paz que jaz no interior mais profundo de mim.

 

Costuma-se dizer que a meditação é uma técnica mental poderosa e que é necessário utilizá-la com o complemento de um trabalho progressivo sobre a transformação da nossa personalidade.

 

Todos nós conhecemos pessoas com uma grande capacidade mental, que alguns chamariam poderosa, ou seja, uma vontade férrea. Penso que estas pessoas criaram uma fortíssima ligação com o superior e são capazes de comandar as suas vidas e as suas emoções.

 

Mas também aqui existe um vírus no computador, pois se eu não processar as minhas emoções e o que faço com elas, de pouco me vale toda esta vontade férrea… Se eu não puser em causa as minhas emoções, acção fundamental para que possamos agir cada vez com maior consciência comigo/outros, estas emergem mais cedo ou mais tarde revoltando-se contra o próprio. Como em tudo, é fundamental estabelecer um equilíbrio.

 

Sem vontade, sem controlo sobre as minhas emoções, eu sou um comandante de um navio descomandado.

 

Com as emoções controladas pelo mental e sem uma feliz expressão, temos o desastre do ir contra os astros, o universal, ou a ordem natural.

 

Sem o equilíbrio do corpo físico que se consegue através do exercício físico regular e de uma alimentação mais equilibrada não teremos nem auto-estima nem talvez saúde.

 

A Meditação do Som Primordial vem do Yoga da Índia, e a palavra Yoga quer dizer união em Sânscrito. União do físico, emocional, mental e também do ambiente.

 

Quando tivermos na nossa vida bem-estar físico, bem-estar emocional, bem-estar mental e estivermos harmoniosamente integrados no meio-ambiente que nos envolve, seremos na verdade inteiros, gozaremos de saúde e saberemos o que é ser divino.

Meditação do Som Primordial

 Próximos Cursos


Sessão 1 – Introdução

Nesta reunião de grupo, ficará a saber os conceitos básicos da meditação, em particular da Meditação do Som Primordial.

Haverá tempo suficiente para esclarecer qualquer dúvida.


Sessão 2 – Instrução Pessoal

Receberá o seu mantra pessoal. instrutor fará um pequeno ritual cantando em sânscrito como preparação para receber o mantra. Uma vez conhecido o mantra, o instrutor meditará consigo durante alguns minutos. Depois meditará sozinho afim de experienciar uma meditação completa antes de ir embora.


Sessão 3 – Aperfeiçoamento da Prática

Volta a reunir-se ao grupo e aprenderá aspectos práticos da meditação, como se sentar, quando meditar, o tipo de experiências que pode esperar e significado.


Sessão 4 – Uma visão dos Sete Estados Elevados de Consciência

Nesta sessão final do curso inclui-se um vídeo especial de Deepak Chopra onde ele fala dos Sete Diferentes Níveis de Consciência disponíveis aos seres humanos. Haverá uma meditação em grupo


PORTO – Círculo de Luz - Leça Da Palmeira

Sábado, 23 de Maio -- 15.00h/18.00h Sessões I e II
Domingo, 24 de Maio -- 10.00h/14.00h Sessões III e IV

 

LISBOA – Cabo da Roca - Sintra

Sábado, 13 de Junho --11.00h/14.00h Sessões I e II
Domingo, 14 de Junho -- 16.00h/19.30h Sessões III e IV

 

Telef (+351) 96 5400 711
email: 
imarinheiroliveira@sapo.pt

www.aprenderameditar.org
 

Requisitos: data de nascimento, hora e local (cidade)
A fim de solicitar mantra personalizado ao Chopra Center 
Agradecemos o envio de um contacto telefónico

Montante 190€

Isabel Oliveira

Instrutora credenciada pelo Chopra Center           

www.chopra.com


No comments: