Monday, April 19, 2010

Imagens espectaculares do "Vulcão Eyjafjallajokull"

IMAGENS IMPRESSIONANTES DO VULCÃO QUE ENTROU EM ACTIVIDADE, NA ISLÂNDIA, CUJAS CINZAS CRIARAM UM CAOS AÉREO EM TODA A EUROPA


De nome complicado, o vulcão Eyjafjallajoekull, um dos maiores na Islândia, voltou a ficar activo desde o dia 14 de Abril. A lava que desce pela montanha derrete o gelo glaciar, que causa inundações nas imediações do vulcão e vapor de água, este criou a densa coluna de fumo que cobriu o céu e obrigou vários países da Europa a fechar o espaço aéreo.


Segundo especialistas, as pequenas partículas de rocha e areia , expelidos, podem afectar as turbinas, além de diminuir a visibilidade dos voos. Ao que parece nem todos concordam, especialmente as companhias aéreas .
Densa coluna de fumo expelida pelo vulcão
Água proveniente do degelo que fez o nível dos rios subirem
Área inundada nas proximidades do vulcão
Algumas estradas foram danificadas pelas águas dos rios
Esta estrada ficou intransitável nas proximidades de Reykjavik
O espaço aéreo de vários países foi fechado devido à densa coluna de fumo

Vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia-15.04.2010

O Eyjafjallajoekull estava inactivo há quase 200 anos.
Vulcões na Islândia
Quanto aos vulcões, são mais de cem, e o Hekla e o Katla continuam perigosamente activos; mesmo debaixo das calotas de gelo, como a do Vatnajokull, que atinge os mil metros de espessura, brota o fogo da terra, derretendo e alterando constantemente a forma do glaciar. Enquanto ao longo da costa o mar banha os sandur, deltas de areia negra, o interior é de uma aridez lunar: planaltos desérticos de lava em vários tons de negro, rochas enormes, vulcões e rios que descem dos glaciares, mas que não conseguem dar vida às margens. De vez em quando, gigantescas quedas de água, como a Dettifoss, que tem o maior caudal da Europa (quinhentos metros cúbicos por segundo), atroam por desfiladeiros cada vez mais profundos. Quanto à actividade sísmica, basta dizer que Thingvellir, local histórico onde se reunia o que é considerado o mais antigo parlamento do mundo, também é o local de encontro entre as placas tectónicas europeia e americana.
Felizmente os islandeses não são indiferentes a nada disto. Faz parte da educação colectiva a responsabilização de cada um em relação a um equilíbrio tão precário, como é o da natureza nesta ilha. De forma pragmática e sistemática, o país aproveita os seus recursos sem os destruir. Por exemplo, o indispensável aquecimento dos edifícios é feito, em mais de 90% dos casos, através do aproveitamento geotérmico; o sistema eléctrico é alimentado quase na totalidade por fontes geotérmicas e hídricas. Mais do que isso, a Islândia tem ainda um projecto pioneiro para aproveitamento do hidrogénio líquido, que deve levar à substituição total dos combustíveis fósseis num prazo de trinta anos.

No comments: