Thursday, April 15, 2010

Le Volcan de Lemptégy - Auvergne - France

(Le Puy de Lemptégy - 14/04/2010)

(A nossa guia)
(Comboio que efectua a visita ao interior do vulcão - 14/04/2010)


Situé au cœur de la chaîne des Puys, le Volcan de Lemptégy vous invite à découvrir son histoire à travers un paysage hors du commun, mêlé de bombes volcaniques, de cheminées ou encore de coulée de lave.
A pied ou en petit train, pendant près de 2 h 30, des animateurs vont vous initier au volcanisme dans un cadre 100 % naturel grâce au visuel et au toucher.
Le Volcan à Ciel Ouvert vous raconte l'histoire géologique du Puy de Lemptégy, témoin des éruptions passées de la Chaîne des Puys.
C'est un site exceptionnel, unique en France et même en Europe aux dires des scientifiques.
Après la seconde Guerre Mondiale, débuta l'extraction des matériaux du Puy de Lemptégy, pour la reconstruction de la Normandie. En fait, l'exploitation du Puy de Lemptégy a permis, depuis plus d'un demi siècle, de dégager le cœur et l'anatomie du volcan.

(* Pouzzolane)
*La pouzzolane est une roche naturelle constituée par des scories (projections) volcaniques basaltiques ou de composition proche. Elle possède une structure alvéolaire. La pouzzolane est généralement rouge ou noire, avec toutes les teintes intermédiaires, exceptionnellement grise.


(Máquinas da antiga mina de extracção de "pouzzolane" - 14/04/2010)

O Vulcão de Lemptégy está localizado no coração duma cadeia de cumes (Chaine des Puys) de cerca de 80! Esta cadeia de vulcões única na Europa, representa um conjunto geológico assinalável pois crateras e abóbodas estão pouco erodidas e conservam as suas formas originais.

Além dos vulcões, inactivos, o Parque Natural Regional dos Vulcões de Auvergne, uma área de 395.000 hectares, com 670km de caminhos balizados, concentra nascentes como a das águas minerais Volvic, lagos como o Lastioulles ou o Pavin (6.000 anos, 1.197 m de altitude), este com 800 metros de diâmetro e 92 de profundidade, também ele a cratera de um antigo vulcão, o lago Chambon (14.00 anos, com 875 m de altitude), aldeias tipicas e castelos ….


O Lemptégy convida-o a descobrir a sua história através de uma paisagem extraordinária, misturado com bombas vulcânicas, lareiras ou mesmo lava.
A pé ou num pequeno comboio, em cerca de 2 horas e 30 minutos, os organizadores irão apresentá-lo ao vulcanismo 100% natural, tanto em termos de visão como de tacto.
O vulcão com a cratera a céu aberto conta a história geológica do Puy de Lemptégy , testemunha de erupções anteriores da cadeia de vulcões..
Este é um vulcão excepcional, único na França e mesmo na Europa, de acordo com cientistas.
Após a Segunda Guerra Mundial, começou a extração de materiais do Lemptégy (pouzzolane)para a reconstrução da Normandia. Na verdade, o funcionamento do Puy de Lemptégy levou mais de meio século para libertar o coração e a anatomia do vulcão.
(*Pouzzolane)

*Pouzzolane, ou pozzolana (do italiano pozzolana ou pozzuolana), nome derivado da localidade italiana de Pozzuoli, nas imediações do Vesúvio, onde é encontrada em cinzas vulcânicas conhecidas por cinzas pozolânicas ou pumicite. Embora a designação se tenha alargado a materiais produzidos industrialmente, ou derivados de cinzas volantes de processos de queima industrial, na sua origem as pozolanas são rochas de origem vulcânica, constituídos por uma mistura mais ou menos homogénea de materiais argilosos, siltes e areias, com maior ou menor agregação, resultantes da alteração pelos agentes atmosféricos de materiais vulcânicos ricos em sílica não cristalina, com destaque para a pedra-pomes.

Devido à sua riqueza em silicatos vítreos, as pozolanas são consideradas rochas sedimentares de natureza ácida, contendo um elevado teor de sílica reactiva (SiO2), capaz de reagir com o óxido de cálcio (CaO), dando origem a silicatos amorfos de carácter cimentante. As pozolanas mais comuns são de cor clara, mas em função dos óxidos metálicos que contenham podem ter colorações que variam desde o esbranquiçado até ao cinzento-escuro, incluindo variedades avermelhadas e rosa. A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

No comments: