Wednesday, February 25, 2009

As colheres de cabo comprido



Um anjo convidou um homem, enquanto o seu corpo dormia, para em espírito, conhecer o Céu e o Inferno.
Foram primeiramente ao Inferno. Ao abrirem a porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de sopa, e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma segurava uma colher, porém com o cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era grande.

Em seguida, o espírito de luz levou o homem para conhecer o Céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira. Havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença era que todos estavam saciados. Não havia fome nem sofrimento.

- Eu não compreendo - disse o homem ao seu protector.
- Por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?

O mensageiro sorriu e respondeu:
- Você não percebeu? É porque aqui nesta sala, eles abandonaram o egoísmo e aprenderam a dar comida uns aos outros.


MORAL: Aqui temos três situações que merecem uma profunda reflexão:

EGOÍSMO - As pessoas estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação.

CRIATIVIDADE - Como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema.

EQUIPE - Se tivesse havido o espírito solidário, e conjuntamente uma ajuda mútua, a situação teria sido fatalmente resolvida.

CONCLUSÃO - Dificilmente o individualismo consegue transpor as barreiras da nossa vida, o sentido de equipe, é factor preponderante para o alcance do SUCESSO.


Uma equipe participativa, homogénea, coesa, vale mais do que um BATALHÃO de pessoas com posicionamentos isolados.

(Autor Desconhecido)

(Enviado por Paula Viegas)

No comments: