Wednesday, February 11, 2009

Swami Vishwananda


Swami Vishwananda é um Mestre espiritual, nascido em 1978, no meio de uma família Hindu na Ilha das Maurícias. Logo cedo na sua infância, ele demonstrou um grande interesse em tradições religiosas e espiritualidade. Desde os seus primeiros anos de vida, ele tem vivido na presença consciente de Deus e dos Santos. A sua personalidade única começou logo a atrair muita gente que lhe vinha pedir conselhos e bênçãos. Depois de terminar os seus estudos, ele começou a seguir completamente a sua vocação como professor espiritual e aceitou convites para África, Europa e de outras partes do mundo.

.

Swami Vishwananda abraça todas as religiões e culturas. Um amor especial liga-o a Jesus Cristo e à Sua mensagem, que está imbuída de amor incondicional e aceitação. A facilidade natural de Swami Vishwananda em conectar elementos da tradição ocidental com a espiritualidade Hindu, dá às pessoas acesso a uma experiência muito pessoal com o Divino, independentemente da sua cultura, género ou idade.

"Nós somos todos irmãos e irmãs e vimos do mesmo Deus. A nossa verdadeira identidade, escondida por detrás das nossas emoções e pensamentos do dia-a-dia , é a nossa alma, o nosso verdadeiro Eu. Para alcançar unidade exterior com todos os nossos irmãos e irmãs, nós temos que alcançar a unidade interiormente, entre o corpo, a mente e a alma. Nós temos que nos aceitar e amar-nos a nós próprios da forma que somos agora, com o nosso corpo físico, emoções e pensamentos e ao mesmo tempo procurar alcançar a Alma. A humanidade precisa de se lembrar que todas as pessoas provêm da mesma fonte e que todas regressarão à mesma fonte."

.

Em 2000/2001, Swami Vishwananda montou, no seu país natal, Maurícias, uma Capela para a Mãe Divina adjacente a um templo dedicado ao Santo Indiano Sri Shirdi Sai Baba. Desde então, outros centros espirituais têm sido desenvolvidos ao redor do globo.

Aspecto central do trabalho de Swami Vishwananda é fornecer e ensinar várias técnicas e práticas espirituais que ajudam a cultivar Bhakti no interior do aspirante espiritual. Estas práticas incluem Darshan (bênção), orações regulares, cerimónias tais como Yagna e abishekam, meditação, cânticos, práticas de Yoga, assim como Mudras e Mantras.

Swami Vishwananda salienta frequentemente que é preciso muita paciência e perseverança no caminho espiritual e que não se devem esperar resultados rápidos - tal como na vida do dia-a-dia. Ele não deseja que as pessoas sejam dependentes dele; em vez disso ele quer que elas confiem em Deus e no Guru (professor) dentro de Si próprias.
"Nós devemos usar sempre o nosso senso comum. Não tem qualquer uso levantar vôo e "voar em redor", nós temos que permanecer com os pés assentes e também fazer o nosso trabalho nesta terra. Nós temos que proceder pacientemente e com respeito para com o Divino e para com nós próprios.”

..

Existe uma conexão profunda que Swami Vishwananda sente por Santos Cristãos assim como por Mestres Espirituais do Oriente. Ele estuda as suas vidas e ensinamentos e transmite este conhecimento a outros. Dá-lhe uma enorme alegria passar o tempo a pintar ícones de Santos, cujas vidas são um exemplo de verdadeira devoção e entrega a Deus e também uma fonte de inspiração para os aspirantes espirituais. A pintura de ícones, assim como a prática de várias cerimónias, orações e cânticos, ajudam todas a aprofundar a nossa conexão interna com o Santo individual ou o aspecto Divino ao qual a actividade é dedicada.

"Os Santos amam todos da mesma maneira. Eles vêem que todas as pessoas são parte de Deus e da Sua criação. Para eles a questão acerca da raça, cultura e religião não existe. Nós devíamos seguir o seu exemplo. O nosso planeta e toda a vida nele contida foram criados pelo amor, preservados pelo amor e regressarão ao amor."

.

Em 2005, Swami Vishwananda fundou a ordem "Bhakti Marga", que abraça elementos Hindus e Cristãos. A comunidade é orientada para os ensinamentos das escrituras Sagradas tais como, o Bhagavad Gita, a Bíblia e outros ensinamentos intemporais de diversos Sábios e Santos.

"Através dos tempos muitos professores, muitos Santos & Sábios viveram. A Sua mensagem foi na sua essência sempre a mesma, apesar de empacotada em palavras, línguas & tradições diferentes. O que nos falta neste mundo não são os ensinamentos na Realização de Deus; o que nos falta é a vontade das pessoas para irem realmente ao seu interior e colocarem os ensinamentos em prática. Especialmente no mundo dos nossos dias, existem imensas distracções que conduzem a 'apegos exteriores' que são finitos e que causam sofrimento vez após vez quando são perdidos. As pessoas deviam tornar-se conscientes dos 'apegos internos' que são eternos e não causam sofrimento.
Deus está sempre lá - tal como o sol brilhando através de uma janela. Cabe-nos a nós, afastar as cortinas e abrir a janela."

.

É o desejo de Swami Vishwananda ajudar outros a encontrar o caminho para a sua própria luz divina interna. Muitas pessoas que pedem o seu conselho para assuntos espirituais, assim como do dia-a-dia, são tocadas profundamente nos seus corações quando se encontram com ele. Ele encoraja todas as pessoas a seguir a intuição do seu próprio coração. Ele é um ser humano que ama Deus com todo o seu coração e tem a capacidade de aproximar Deus dos outros de uma forma muito directa e simples.

"Todos os tipos de expectativas trazem dor. Porque a única expectativa real, a única coisa que a nossa alma quer, é o Verdadeiro Amor de Deus. E este 'Verdadeiro Amor de Deus', nós só podemos encontrar através da devoção dentro do nosso coração. Vocês podem ir a um Mestre e o Mestre pode mostrar-vos o caminho. Mas depende de cada um de vós desejar realmente Deus. Ansiar realmente por Deus. Porque enquanto vocês não anseiam por Deus, enquanto vocês não O quiserem realmente, vocês estarão sempre procurando. Vocês colocarão sempre um pé num lado e o outro pé noutro lugar.
Para encontrar este Amor real e realizar esta conexão profunda com Deus dentro de nós próprios, nós temos que praticar Bhakti, devoção. Quando vocês se entregam de todo o coração e dizem, "Deus eu quero-te a Ti. Revela-Te a mim!" - então Deus se revelará. Ele não pode dizer Não a vocês, porque o vosso Eu não se pode esconder de vocês. Esta consciência mais elevada, que vocês têm bem dentro de vocês, pode ser revelada quando a vossa mente está centrada em Deus. Por isso anseiem por Deus. Chamem do interior profundo do vosso coração, "Deus revela-Te a mim! Eu sei que Tu estás aí dentro, no fundo, algures. De tempos em tempos, Eu sinto-te. Eu sei que Tu estás aí. Mas eu gostava de sentir-Te constantemente; sempre.' Não é isso que cada um de vocês quer, sentir o Amor de Deus sempre?"


*As citações foram retiradas de várias palestras do Swami...

No comments: