Wednesday, February 11, 2009

Darshan


A palavra 'Darshan' é derivada da raiz Sânscrita "drsh", que significa 'ver' ou 'ter um relance de'. A palavra é usada, por exemplo, como um termo para a visão da divindade num templo, dum mestre espiritual ou duma pessoa reverenciada. Durante o programa do "Darshan", Swami Vishwananda geralmente canta cânticos devocionais a Deus. Ele pode também falar ou conduzir uma meditação. Seguidamente, toda a gente pode vir até ele para receber a sua bênção individual. A bênção pode ser recebida de joelhos ou de pé em frente de Swami Vishwananda. Enquanto ele está dando a bênção, cânticos devocionais/espirituais são cantados e toda a gente é convidada a juntar-se ao coro ou a meditar.

Existem algumas regras formais a respeitar:

Toda a gente deve vir ao Darshan vestido modestamente. (isto é, não de calções, mini-saias ou vestidos curtos)
As crianças são bem-vindas. Pede-se aos seus pais ou protectores para se certificarem de que eles não incomodam o decorrer do programa.
Fotos, gravações vídeo ou áudio só são permitidas a pessoas autorizadas.
Pais com crianças pequenas, idosos ou pessoas deficientes, que possam precisar de alguma ajuda, são convidadas a receber a benção sem entrar na fila.

O Darshan com Swami Vishwananda é sempre gratuito.


Darshan com Swami Vishwananda

"Quando dou o Darshan eu toco as pessoas na testa e na parte de trás da cabeça. Ao pressionar com a minha mão simultaneamente no Ponto da Medula na parte de trás da cabeça e no Chakra Ajna na testa (também chamado de terceiro olho) a energia-vital dada por Deus que sustenta os nossos corpos e flui através de todos, é centrada e enviada para o coração. Esta energia faz o coração vibrar mais fortemente e ajuda-o a abrir-se. Pode também ser enviada para diferentes partes do corpo aonde exista uma falta de energia. É importante entender que o amor que possa ser sentido durante o Darshan é o amor do próprio Eu interior, da própria Alma divina.

Receber Darshan ou a bênção de um Mestre é uma ajuda, mas não conduz à 'iluminação'. Não liberta alguém de fazer a meditação diária, introspecção e outras práticas espirituais consistentes. Apesar disso, o Darshan e a atmosfera pacífica criada pelo canto dos nomes divinos pode ser um apoio significativo no caminho.
O meu trabalho é abrir o coração das pessoas e fazê-las realizar que têm amor infinito dentro de si próprias - e que é muito fácil dar este amor incondicionalmente aos outros à sua volta."


- Swami Vishwananda

No comments: