Wednesday, July 9, 2008

: : : : T E R R Á Q U E O S : : : :



( E A R T H L I N G S )


Terráqueos (earthlings). Habitantes da Terra.

Uma vez que todos nós habitamos a Terra somos todos considerados terráqueos. Não há sexismo, racismo ou especismo no termo "terráqueo". Ele abrange cada um de nós de sangue quente ou frio, mamífero, vertebrado ou invertebrado, pássaro, réptil, anfíbio, peixes e humanos. Humanos, então, não sendo a única espécie no planeta, compartilham este mundo com outros milhões de criaturas vivas, já que todos vivemos aqui juntos. Entretanto, é o terráqueo humano que tende a dominar a Terra. Frequentemente tratando outros terráqueos e seres vivos como meros objectos. Isso é o que significa "especismo".

(Assim começa a narrativa de introdução ao documentário.)


"Se eu pudesse fazer com que todos no mundo vissem um filme, eu os faria ver TERRÁQUEOS."
-- Peter Singer (filósofo, professor e escritor)


Trailer
--> Terráqueos <--


Site oficial
www.earthlings.com
www.nationearth.org


Filme legendado em português
Terráqueos PT - (Googlevideo)



"Best Animal-Friendly Documentary"
Peta Proggy Award - 2004

"Best Documentary Feature"
The Artivist Film Festival - 2005

"Best Content Award"
Boston International Film Festival - 2005

"Best Documentary Film"
San Diego Film Festival - 2005


"TERRÁQUEOS (Earthlings) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos." O filme conta ainda com a narração de Joaquin Phoenix (actor e activista da causa animal) e banda sonora de Moby.

Com um estudo profundo em lojas de animais, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de desportos e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, TERRÁQUEOS usa câmaras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas quotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente de animais para o lucro.
Poderoso, informativo e provocador, TERRÁQUEOS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interesses económicos humanos. Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende todo o cenário. TERRÁQUEOS grita para ser visto."



"A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objectivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens."
-- Thomas Edison



É inegável, que o homem ultrapassou os limites da decência na consideração e no respeito pela vida, o que também acaba por atingir a consideração que tem pela vida de outro homem. Por ser um documentário que sensibiliza, recomendo vivamente que todos, vegetarianos ou não, assistam e reflictam sobre o tema. Com certeza existirão argumentos científicos, filosóficos, religiosos e espirituais quanto ao propósito da existência dos animais na terra. Contudo, nenhum deles escapa à frieza da realidade que este documentário revela.



"O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deve aplicá-la em relação aos homens."
-- Albert Schweitzer



Este é um trecho da narração do documentário:

"Dizem que se nós tivéssemos que matar a nossa própria carne, seríamos todos vegetarianos. Com certeza, muitas poucas pessoas já visitaram um matadouro e os filmes que mostram o interior dos matadouros não são muito populares na TV. As pessoas esperam que a carne que compram venha de um animal que morreu sem dor. Mas elas preferem e escolhem não querer saber a verdade. No entanto, as pessoas que através das suas compras solicitam a morte de animais, não merecem ser protegidas destes ou de qualquer outro aspecto da produção da carne que compram e consomem. Para quem come carne, o processo pelo qual esses animais passam é o seguinte..."



"Earthlings poderá ser a mais poderosa experiência em ver um filme que alguma vez conhecerei."
-- Brent Emery, Senior VP, Maverick Films



Em Novembro de 2006 (após o ano de candidatura deste documentário aos óscares de 2005), o senado norte americano e o presidente George W. Bush, aprovaram uma lei que providencia ao Departamento de Justiça Norte-Americano, a autoridade necessária em prender, acusar e condenar indivíduos ou organizações que cometam quaisquer formas de terrorismo (!!) contra as empresas de fornecimento de animais. Portanto se protestos, boicotes de consumo, assobios (tipo o nosso "buzinão") e até campanhas dos media (onde este documentário se inclui) causarem às empresas de animais algum tipo de perca de lucro, então os activistas, os que protestam e até os realizadores podem ser acusados e presos...!

Primeira emenda da constituição dos Estados Unidos; liberdade de expressão, alguém... !?



"Ser acusado de terrorismo, com toda a certeza causará um efeito dissuador no activismo legítimo."
-- The Human Society of the United States

"É um género estranho de organização terrorista, aquela onde não se matou alguém."
-- The Observer



Durante uma entrevista e perante estes factos, o realizador Shaun Monson foi questionado em que é que consistiria a sua estratégia de marketing, ao que ele só pôde responder: "Vocês. A esperança de que vocês tenham uma mentalidade aberta. É isso. É essa a nossa estratégia de marketing."

No final de contas tudo se resume a nós, os espectadores.

TERRÁQUEOS não é um filme. Não é ficção. É um documentário. É a realidade.
Não adianta fingir que não se sabe que é assim.
Se o que vos falta é ver, então olhem.



"Para aqueles que assistirem a Earthlings, o mundo nunca mais voltará a ser o mesmo."
-- Tom Regan, escritor



Cada vez mais impõem-se uma mudança. É tempo de se fazer a conexão entre humanidade, meio ambiente, animais e natureza. O futuro depende de todos nós. As nossas crianças dependem de nós e toda a vida na terra depende de nós. Questionem os velhos padrões de comportamento e dêem espaço na vossa mente a novas formas de pensamento. Sei que existem muitas coisas que nos são difíceis de confrontar mas peço-vos que abram os vossos olhos e a vossa mente por uns momentos. Permitam a vocês próprios serem testemunhas e assistam ao documentário até ao fim, com abertura e coragem. Ele pode mudar a vossa vida, a vossa saúde e o planeta Terra para melhor, pois independentemente do que nos ensinaram, cada um de nós pode fazer a diferença neste mundo. Existe uma força imensa em cada palavra, em cada voz, em cada gesto e, ao contrário do que muitas vezes nos querem fazer crer, uma simples acção pode atenuar ou parar o sofrimento do outro.
Aquilo que fazemos nesta vida, IMPORTA!

Divulguem!
Obrigado.



"É uma rara experiência ser mudado por um filme. Earthlings tem esse poder."
-- Persia White, actriz/activista


E assim é...

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=VQHVCzHM-4k

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=eeExxmwLsCM

Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=MxakVp17HLY

Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=mczps6J4Dkk

Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=gkfu1br5Su8

Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=GjYn-O2_15w

Parte 7
http://www.youtube.com/watch?v=RNVnr8AZ6b4

Parte 8
http://www.youtube.com/watch?v=yD0OW4C5HhI

Parte 9
http://www.youtube.com/watch?v=AnyhJEqvjqA

Parte 10
http://www.youtube.com/watch?v=fopI5_MxMKo



PS1: Sejam discretos se tiverem crianças por perto. Existem filmagens bastante perturbadoras e eu não o mostraria a espectadores mais novos. Acredito antes que estes assuntos podem e devem ser discutidos abertamente, de uma forma honesta e tranquila, ao invés de mostrar este género de conteúdos visuais nessa idade.

PS2: Este documentário encontra-se disponível de forma não legal na Internet e isto é do conhecimento do realizador Shaun Monson. Contudo, devido à mensagem urgente e profundamente educativa do conteúdo de TERRÁQUEOS, Shaun abstêm-se de recorrer a procedimentos legais para evitar a sua distribuição e agradece, mesmo assim, a todos aqueles que divulgam o seu trabalho e apoiam a sua causa. Todavia, este foi um trabalho que demorou perto de 5 anos a ser completado e distribuído, sem apoios nem financiamentos exteriores. Se alguém acredita e deseja apoiar a mensagem de TERRÁQUEOS, por favor, comprem uma cópia do DVD através da página oficial ou, no mínimo, paguem por um visionamento on-line, que custa somente €2. -> www.earthlings.com

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

LINKS ÚTEIS

- Português - - - - -

Acção Animal
Associação Animal
A Realidade da Industria Animal em Portugal
LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos do Animal
Centro Vegetariano
Guia Vegano


- Inglês - - - - -

PETA - People For the Ethical Treatment of Animals
Farm Sanctuary
EVU - European Vegetarian Union
Tudo o que precisa de saber a respeito da comida


- Publicidade e vídeos educacionais - - - - -

Farm Sanctuary - "It Doesn’t Have to Be this Way" =)
Basta de Sofrimento Nos CIRCOS!!! (Por favor, não levem as crianças ao circo com animais!)
Circos com Animais: O Pior Espectáculo do Mundo
PETA: razões para se tornar vegetariano
Peles - "Gritos"
Peles - "Qual a moral da estória?"
Touradas - "Isto são tradições antigas..."
McDonalds - Do que são feitas as batatas?
Vista-se (PUB)

No comments: